Operação realizada com sucesso!

Segurança do trabalho

Segurança do trabalho

ACIDENTE DO TRABALHO

Considerando o  Decreto nº 15.855, de 11 de janeiro de 2022, o acidente de trabalho será comunicado por meio de formulário próprio, padronizado pela AGEPREV, para encaminhamento do caso à avaliação da perícia médica, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência do acidente. O formulário CAT está disponível em anexo a esta página. Enviar o formulário preenchido, o atestado médico e os exames, no e-mail saudedoservidor@uems.br.

 

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

A caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade far-se-ão por intermédio de perícia realizada por perito integrante do Grupo de Medicina do Trabalho vinculado à Diretoria de Perícia Médica da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (DIPEM/AGEPREV), ao qual compete realizar a avaliação ambiental do local de trabalho e a expedição de laudo específico.

O requerimento de insalubridade/periculosidade está disponível em ANEXO nessa página.

Após o requerimento de insalubridade/periculosidade ser preenchido e assinado com assinaturas digitais, enviar no e-mail saudedoservidor@uems.br. 

Em caso de afastamento para estudo ou qualquer alteração nas atividades, funções ou local de trabalho dos(as) servidores(as) que fazem jus a esse adicional, é de responsabilidade das chefias imediatas comunicar imediatamente ao Setor de Saúde e Segurança no Trabalho, por meio do e-mail saudedoservidor@uems.br.

 

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO (PPP)

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento histórico-laboral do trabalhador, instituído pelo INSS, que reúne informações detalhadas sobre as atividades desenvolvidas durante sua vida profissional e as condições ambientais às quais esteve exposto. Este documento tem caráter obrigatório e serve como base para o reconhecimento de direitos previdenciários, especialmente a aposentadoria especial.

Para solicitação do PPP, o servidor deve encaminhar e-mail para saudedoservidor@uems.br, informando:
- Nome completo;
- Matrícula funcional;
- Unidade de lotação;
- Finalidade do documento;
- Período de exercício a ser considerado no documento.

Após a emissão, o PPP será encaminhado por e-mail ao servidor solicitante.


AÇÕES E EVENTOS

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS

Situação: Em andamento

Responsável: Prof. Dr. Marcos Antônio Nunes de Araújo – Enfermeiro e professor do curso de Enfermagem e Medicina da UEMS

 

CURSO DA BRIGADA DE INCÊNCIO

Mundo Novo: Concluído (maio/2025)

Dourados: Concluído (setembro/2025)